tubulações e válvulas
INDUSTRIAIS
Profª: Evânia Oliveira
TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS
E SEUS ACESSÓRIOS
AULA 1: 11/NOV/2014
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
DEFINIÇÃO DE TUBULAÇÕES
UTILIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS TUBULAÇÕES
MATERIAS USADOS NA FABRICAÇÃO DAS
TUBULAÇÕES
TIPOS DE JUNÇÕES NAS TUBULAÇÕES
PROTEÇÃO NAS TUBULAÇÕES (contra corrosão e perda de calor) CÁLCULO DE VAZÃO
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
DEFINIÇÃO
Tubulação é um conjunto de tubos e acessórios voltados ao processo industrial, principalmente para a distribuição de gases, vapores, óleos, etc. São equipamentos industriais destinados a contenção e transporte de materiais sólidos, fluidos e pastosos.
Tubos são condutos fechados, destinados principalmente ao transporte de fluidos. São de seção circular (cilindros ocos).
1. Fluidos – líquidos e gases em geral;
2. Sólidos – grãos, farinhas;
3. Pastosos – Lamas.
Obs: na indústria as tubulações também são chamadas de linhas. UTILIZAÇÃO
As tubulações industriais são utilizadas em indústrias de processamento, químicas, petroquímicas, refinarias de petróleo, alimentícias e farmacêuticas para transportar fluídos de uma entrada (bomba), para uma saída (reservatório).
CLASSIFICAÇÃO DAS TUBULAÇÕES:
TUBULAÇÕES DENTRO DE INSTALAÇÕES
INDUSTRIAIS
TUBULAÇÕES DE PROCESSO:
Constituem a finalidade básica da indústria, cuja atividade principal é o processamento, a armazenagem ou a distribuição de fluidos. Exemplos: tubulações de óleo em refinarias, tubulações de produtos químicos em indústrias químicas, etc.
TUBULAÇÕES DE UTILIDADES:
Tubulações de fluídos auxiliares nas indústrias e também as tubulações em geral que se dedicam a outras atividades. Podem servir não só ao funcionamento da indústria (sistema de refrigeração, aquecimento, etc.) como também a outras finalidades normais ou eventuais (manutenção, limpeza, combate a incêndio, etc.) Costumam ainda constituir redes de utilidades aquelas aplicadas em água