O CRESCIMENTO DAS CIDADES E A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIOESPACIAL PARA A SEGURANÇA PÚBLICA
2442 palavras
10 páginas
O CRESCIMENTO DAS CIDADES E A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIOESPACIAL PARA A SEGURANÇA PÚBLICAAo se observar a estrutura urbana das cidades modernas, com sua ocupação e distribuição espacial, nota-se um emaranhado de construções arquitetônicas, nas quais as características sócio-econômicas saltam aos olhos, encarregando-se na delimitação de áreas, tanto no aspecto espacial como no relacional, entre comunidades.
Os maravilhosos shopping centers, ladeados pelos grandes bancos, ou rede de Hotéis cinco estrelas, entre outros ícones capitalistas de consumo, “exigem” do Estado ruas bem asfaltadas, iluminadas, extremamente seguras, se não com o braço armado do Estado por intermédio de seus agentes policiais, com vigilantes particulares, devidamente sinalizadas, nomeadas e robustecidas pela sensação de organização e assistência estatal.
Como uma espécie de mosaico social dos contrastes, ao redor de cada maravilhosa ilha econômico-consumista, situam-se as ilhas, com seus ícones do mesmo capitalismo, agora selvagem, que exclui e separa um homem do seu próximo. Como exemplo clássico disso, tem uma reportagem presente na Revista Carta Capital que ilustra claramente a situação urbanística dessas periferias:
Há 20 dias, a desempregada Edna Cândida de Queiroz perdeu a principal fonte de renda. As chuvas das últimas semanas caíram com mais força e junto vieram os problemas. Buracos surgiram na rua sem asfalto em frente à casa dela. Uma das crateras foi aumentando de tamanho até fazer a carroça de Edna virar e quebrar. Desde então, ela perdeu a chance de fazer os bicos que sustentam a família de seis pessoas. “Vou botar a culpa em quem: na chuva ou no governo?”, questiona. Como consolo, ela viu a prefeitura colocar cascalho no buraco. Junto com ela, outras duas mil famílias enfrentam as mesmas dificuldades na favela Super Quadra (SQ) 19, na Cidade Ocidental, município de Goiás, no Entorno de Brasília, localizada a 47 quilômetros da Praça dos Três Poderes.
[...]
Mas