tipos de texto
O texto é uma mensagem, uma passagem falada ou escrita que forma um todo significativo independentemente de sua extensão.
O texto narrativo caracteriza-se pelo relato de fatos retratados por uma sequência de ações, relacionadas a um determinado acontecimento, podendo ser estes fatos reais ou fictícios. Para que este relato seja algo dotado de sentido, o mesmo contém alguns elementos que desempenham funções primordiais. São eles:
Personagens: Os seres que participam da narrativa, interagindo-se com o leitor de acordo com o modo de ser e de agir, são as peças fundamentais para a composição da história.
Narrador: Ele funciona como um mediador entre a história que é narrada e o leitor (ou ouvinte). Sua perspectiva, aliada a seu ponto de vista e ao modo pelo qual organiza tudo aquilo que conta, são fatores decisivos para a constituição da história.
Espaço: É o lugar onde se passa toda a trama. Algumas vezes é apenas sugerido no intuito de aguçar a mente do leitor, outras, para caracterizar os personagens de forma contundente.
Tempo: Retrata o momento em que ocorrem os fatos (manhã, tarde, noite, na primavera, em dia chuvoso). O mesmo pode ser cronológico, ou seja, determinado por horas e datas, revelado por acontecimentos dispostos numa ordem sequencial e linear.
Enredo: É o conjunto de incidentes que constituem a ação da narrativa. Todo enredo é composto por um conflito vivido por um ou mais personagens, cujo foco principal é prender a atenção do leitor por meio de um clima de tensão que se organiza em torno dos fatos e os faz avançar.
Dentre aqueles caracterizados como narrativos, destacam-se os contos, novelas, romances, algumas crônicas, poemas narrativos, histórias em quadrinhos, piadas, letras musicais, entre outros.
A estrutura de um texto narrativo geralmente é organizado em:
Situação inicial: Os personagens e o espaço são apresentados.
Estabelecimento de um conflito: Um acontecimento modifica a situação apresentada e