Tipos de textos
1. Tipos de textos ...................................................................................4
2. Descrição.............................................................................................4
2.1. Conceituação...............................................................................4 2.2. Espécies.......................................................................................5 2.3. Estrutura......................................................................................5 2.4. Características.............................................................................6 2.5. Exemplos.....................................................................................7
3. Referencias...........................................................................................9
1. Tipos de textos
Dificilmente um texto apresenta somente descrições ou narrações, ou dissertações puras, embora haja uma estrutura dominante, um esquema fundamental.
Para redigir bem é necessário o conhecimento das diferentes formas de composição do texto, a fim de aplicá-las adequadamente, segundo as
Só se descreve o que pode ser percebido sensorialmente; só se narra o que é factual, o que tem história, o que acontece no tempo; só se disserta com o juízo, raciocínios e ideias. Quem disserta não contas fatos (função de texto narrativo), também não retrata seres, como nas descrições; cita os fatos para interpretá-los e relacioná-los, usa seres nas articulações do raciocínio. Portanto, de acordo com os objetivos de uma redação, haverá prepondererância de um tipo especifico de tratamento do assunto, que pode ser a descrição, a narração ou a dissertação.
Apesar dessa preponderância, na redação literária ou técnica, emprega-se, geralmente, o conjunto dessas formas de redação, mas para efeito didático aqui serão analisadas separadamente.
2. Descrição
2.1. Conceituação
Descrição é a representação verbal de um objeto sensível.