PROJETO
(PMA II)
ALINEIDE BORGES DE SOUZA 359238
CHELIANE BARBOZA NUNES 360056
DAIANE ALVES DOS SANTOS 359859
RUBINHA PINHEIRO DO NASCIMENTO 362285
GESTÃO DE MATERIAIS E MEDICAMENTOS NO SERVIÇO HOSPITALAR
PALMAS – TO
MAIO/2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta um modelo de gestão de resultado econômico para serviços hospitalares. As razoes para a proposição e a implantação do modelo, principalmente, o crescimento da demanda pelos serviços e escassez de recursos por que passam os hospitais brasileiros. Tais razões justificam os esforços em direção á busca constante da eficácia econômica, como forma de assegurar um atendimento de qualidade e a própria sobrevivência da instituição hospitalar.
Administrar significa aplicar uma técnica ou um método de gestão. Não se trata de aplicar, de maneira simplista, formulas mágica, mas de usar um norte definidor de direções. Por isso, a proposta desta obra é discutir a gestão de materiais e de medicamentos hospitalares colocando esses temas em um contexto gerencial sistêmico, coerente e integrado dentro de um modelo que contempla a gestão por processos como um de seus elementos.
O processo de produção do setor da saúde é muito complexo e o hospital, uma das mais intrincadas unidades de trabalho; porquanto, ele constitui um centro de interação de varias disciplinas e profissões, incorporando tecnologias, gerando um modelo assistencial com uma variedade enorme de itens e graus de diversidade.
O sistema de materiais deve ser entendido como um subsistema do sistema de produção como meio para que se alcancem os objetivos. Trata – se, portanto, de uma área que depende do processo de formulação de objetivos e metas da organização.
Os manuais para gestores municipais de serviço de saúde foram elaborados com a finalidade de servir como ferramenta para a modernização das praticas administrativas e gerenciais do SUS em especial para os municípios.