tratamento de residuos
Gestão de resíduos sólidos
O objetivo da gestão de resíduos é o desenvolvimento do modelo de desenvolvimento sustentável. Este modelo pretende uma sociedade onde um desenvolvimento satisfatório, social e económico, é conseguido, tendo em causa, ao mesmo tempo, um uso racional dos recursos da terra.
Uma boa gestão residual tem como alvos não só a gestão da acumulação e da eliminação dos resíduos como a produção do produto inicial.
3 R’s:
É então necessário encontrar formas para diminuir a acumulação de resíduos sólidos, para isso foi então formado a política dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
Reduzir
A redução da quantidade de lixo produzida é o passo elementar para conseguir uma gestão de resíduos satisfatórios. Vivemos atualmente numa sociedade onde a produção de resíduos é elevadíssima, devido ao consumismo praticado pela maioria da população. Os produtos descartáveis são um dos maiores problemas que a natureza enfrenta atualmente já que maior parte destes não se degradam. A acumulação de resíduos num só local não é solução para este problema já que seria uma solução temporária (de período extremamente baixo) porque o lixo será um problema permanente. Para lá disto, a frequência com que o lixo é produzido numa sociedade normal (uma cidade por exemplo) é demasiado elevado para que este processo pudesse resultar. Sendo assim a redução dos resíduos produzidos deverá ser um partido a tomar. A redução dos resíduos produzidos no dia-a-dia é um fator que ajudará imenso nesta missão.
Alguns exemplos de possíveis reduções: (reduzi a letra para caber numa página :P )
Comprar apenas o necessário, para não haver despredícios.
Imprimir ou copiar apenas as quantidades necessárias.
Procurar comprar produtos cuja embalagem seja reciclável.
Preferir embalagens de vidro às de plástico (o vidro é mais facilmente reciclável).
Sempre que possível optar por produtos sem embalagem.
Utilizar papéis de menor gramagem, de