Tipos de Sondas
CATETERISMO VESICAL É a introdução de um catéter estéril através da uretra até a bexiga, com o objetivo de drenar a urina.Deve-se utilizar técnica asséptica no procedimento a fim de evitar uma infecção urinária no paciente.
Tem por finalidade:
Esvaziar a bexiga dos pacientes com retenção urinária;
Controlar o volume urinário;
Preparar para as cirurgias principalmente as abdominais;
Promover drenagem urinária dos pacientes com incontinência urinária;
Auxiliar no diagnóstico das lesões traumáticas do trato urinário.
SONDAGEM GASTROINTESTINAL A passagem de sonda gastrointestinal é a inserção de uma sonda plástica ou de borracha, flexível, podendo ser curta ou longa, pela boca ou nariz, com a finalidade de:
Descomprimir o estômago e remover gás e líquidos;
Diagnosticar a motilidade intestinal;
Administrar medicamentos e alimentos;
Tratar uma obstrução ou um local com sangramento;
Obter conteúdo gástrico para análise. SONDA NASOGÁSTRICA (LEVIN(E)) - É uma das mais usadas, existindo no mercado tanto tubos de plástico como de borracha com orifícios laterais próximos à ponta; são passadas normalmente pelas narinas. Apresenta uma única luz. A sonda é usada para remover líquidos e gases do trato gastrointestinal superior, obter uma amostra do conteúdo gástrico para estudos laboratoriais e administrar alimentos e medicamentos diretamente no trato gastrointestinal. Uma radiografia é o único meio seguro de se verificar a posição da sonda.
SONDA NASOENTÉRICA - As sondas de alimentação são de poliuretano ou borracha de silicone e tem diâmetros pequenos. Elas possuem ponta de tungstênio e algumas tem lubrificantes ativados pela água. Deve ser feito controle de Raio-X após a passagem da sonda.
A sonda nasoentérica, ou sonda longa, é introduzida através do nariz e passada pelo esôfago e estômago até o trato intestinal. As sondas nasoentëricas podem ser usadas tanto para alimentação quanto para aspiração e descompressão.
A sonda