Tipos de sonda
- Conceito
É a introdução de um cateter estéril através da uretra até a bexiga, com o objetivo de drenar a urina. Deve-se utilizar técnica asséptica no procedimento a fim de evitar uma infecção urinária no cliente.
- Indicação
Tem por finalidade esvaziar a bexiga dos clientes com retenção urinária, controlar o volume urinário, preparar para as cirurgias principalmente abdominais, promover drenagem urinária dos clientes com incontinência urinária e auxiliar no diagnóstico das lesões traumáticas do trato urinário.
- Equipamento de Segurança
EPI – ( máscara, gorro, óculos e luvas de procedimento) Pano para campo estéril ou gases para fazer este
- Procedimento
* Verificar prescrição médica no prontuário do usuário. * Explicar o procedimento que será realizado executando anamnese e o exame físico geniturinário. * Lavar as mãos. * Preparar material necessário e organizá-lo junto ao leito do usuário. * Colocar cliente em decúbito dorsal com as pernas flexionadas, em posição ginecológica (sexo feminino) ou com pernas estendidas( sexo masculino). * Abrir pacote de cateterismo vesical, dispondo todo material estéril sobre o campo estéril, como: seringas de 20 ml para aspirar água bidestilada, testar o balão da sonda de demora e para colocar o anestésico gel que será introduzido na uretra do cliente, sonda vesical de demora ou alívio, coletor de urina fechado, gazes. * Calçar luva estéril. * Lembrar-se de testar o balão com seringa cheia de ar e conectar a sonda ao coletor antes de introduzi-la no cliente (cateterismo de demora ), aspirar a água bidestilada com seringa de 20 ml na quantidade determinada e colocar o anestésico gel na seringa de 20 ml. * Colocar solução antisséptica em cuba redonda pequena.É importante ter o material pronto antes de expor o paciente.
4
- Descrição das Técnicas -Cateterismo Vesical feminino
* Com pinça e gaze embebida em