Música renascentista
MÚSICA RENASCENTISTA
Música renascentista
O período da Renascença se caracterizou, na História da Europa Ocidental, sobretudo pelo enorme interesse ao saber e à cultura, particularmente a muitas idéias dos antigos gregos e romanos.
Foi também uma época de grandes descobertas e explorações, em que Vasco da Gama, Colombo, Cabral e outros exploradores estavam fazendo suas viagens, enquanto notáveis avanços se processavam na Ciência e Astronomia.
Os compositores passaram a ter um interesse muito mais vivo pela música profana (música não religiosa), inclusive em escrever peças para instrumentos, já não usados somente para acompanhar vozes. No entanto, os maiores tesouros musicais renascentistas foram compostos para a igreja, num estilo descrito como polifonia coral ou policoral e cantados sem acompanhamento de instrumentos.
A música renascentista é de estilo polifônico, ou seja, possui várias melodias tocadas ou cantadas ao mesmo tempo
O Renascimento Cultural Europeu
O período entre os séculos XIV e XVI foi de grandes transformações políticas e socioeconômicas, tais como, o declínio do feudalismo; a consolidação dos ideais de progresso e de desenvolvimento, reforçando o pensamento racionalista e individualista; o renascimento do comércio e da urbanização e, conseqüentemente, o surgimento da burguesia; a formação do Estado nacional, centralizando o poder nas mãos do rei e seus ministros; e a expansão marítima e o mercantilismo, que contribuíam para a Revolução Comercial que ocorria na Europa Ocidental.
Essas transformações afetaram todos os setores da sociedade e ocasionaram mudanças culturais nesse período, constituindo um movimento chamado Renascimento cultural. Este foi o primeiro grande movimento cultural burguês dos tempos modernos e enfatizava