Educação com pratica de liberdade
CAMPUS VII-CODÓ
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS
MARIA GESSICA SALES DA SILVA
FICHAMENTO DO TEXTO:
EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE.
CODÓ-MA
2012
“Este ensaio de Paulo Freire nos propõe as linhas mestras de sua visão pedagógica e de seu método de ensino [...].” P.11.
“[...] Uma pedagogia de liberdade, como a que Paulo Freire nos propõe, tem suas exigências e a primeira delas é exatamente o resultado dos privilégios da pratica. [...] a própria elaboração teórica, em sua abertura à história, ilumina a urgência da alfabetização e da conscientização das massas neste País em que os analfabetos constituem a metade da população e é a maioria dos pauperizados por um sistema social marcado pela desigualdade e pela opressão [...].” P.11, 12.
“Constitui uma ampla medida, uma reflexão sobre a experiência do autor e de seu povo na ultima etapa da história brasileira [...].” P.12.
“[...] Suas ideias nasceram como uma das expressões da emergência política das classes populares e, ao mesmo tempo, conduzem a uma reflexão e a uma pratica dirigida sobre o movimento popular [...].” P.12.
“A visão de liberdade tem nesta pedagogia uma posição de relevo. É a matriz que atribui sentido a uma pratica educativa que só pode alcançar efetividade e eficácia na medida da participação livre e critica dos educandos.” P. 13.
“[...] A alfabetização e a conscientização jamais se separam, [...] todo aprendizado deve encontrar-se intimamente associado à tomada de consciência da situação real vivida pelo educando.” P.14.
“[...] A liberdade é concebida como modo de ser o destino do homem, mas por isto mesmo só pode ter sentido na historia que os homens vivem.” P. 14.
“O tema educação como afirmação da liberdade tem antigas ressonâncias, anteriores mesmo ao pensamento liberal. [...] Aqui a ideia da liberdade não aparece apenas como conceito ou como aspiração humana, mas também interessa, e fundamentalmente, em seu modo de instauração