Tipos de solo
A ORIGEM DO SOLO
O solo é o manto que recobre a terra, sendo essencial para o surgimento e evolução da vida terrestre, fluvial e marítima em nosso planeta.
O surgimento do solo se deu a partir da decomposição de rochas que formavam inicialmente a crosta terrestre. Essas rochas podem ser classificadas em três tipos de acordo com sua origem: ígnea, metamórfica ou sedimentar.
Rocha Ígnea, Magmáticas ou Eruptivas: Tem origem a partir do resfriamento do magma, magma derretido ou parcialmente derretido proveniente dos processos de vulcanismo. O magma é um material pastoso que, há bilhões de anos, deu origem às primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra. Conforme a forma de resfriamento, podem ser formadas diferentes rochas, conforme abaixo:
- Resfriamento de forma lenta, no interior da crosta terrestre, quando não há contato com a superfície, com cristalização dos minerais contidos na rocha. Esse processo deu origem a rochas denominadas plutônicas ou intrusivas. Exemplos desse tipo de rocha são o granito e o diabásio.
Granito
- Resfriamento de forma rápida, na superfície da crosta terrestre, quando não há cristalização, havendo formação de rochas vulcânicas ou extrusivas. Alguns exemplos dessas rochas são o basalto e a pedra-pomes, cujo resfriamento acontece na água. O vidro vulcânico também é um tipo de rocha vulcânica de resfriamento rápido
Basalto
Rocha Metamórfica: São as rochas formadas através da deformação de outras rochas, magmáticas, sedimentares e até mesmo outras rochas metamórficas, devido a alterações de condições ambientais, como a temperatura e a pressão ou ambas simultaneamente. Alguns exemplos são o gnaisse, formado a partir do granito; a ardósia, formada a partir do xisto; o mármore, formado a partir do calcário, e o quartzito, formado a partir do arenito.
Ardósia Gnaisses