Pedagogia
Esse trabalho foi enfatizado sobre a psicologia de aprendizagem, abordando sobre a importância que ela tem para a pedagogia e educação.
Conforme o tema apresentado retratou algumas teorias, que teve o intuito de esclarecer meios de como possa se adequar na educação, cabendo ao educador ter clareza de como compreender a importância de cada teoria e pondo na prática de seu cotidiano.
Foi comentado sobre a importância dos jogos na educação, de como poderia ser adequado a cada faixa etária e de acordo com o seu nível o ritmo.
Pode-se constatar, desta forma que a aprendizagem deve ser compreendida como um processo dinâmico sendo de participação integral do aluno em todos os aspectos, contínuo do início ao fim da vida global ( em que todos os aspectos que constituem a personalidade são atividades), pessoal ( intransferível) e gradativo ( processos gradativamente complexas).
As diversas teorias pedagógicas auxiliam entender como ocorre o processo ensino-aprendizagem, que para promover meios para o professor adotar em sua prática. Não se pretende mostrar esta ou aquela teoria como a mais correta, e sim compreender a todas, para assim poder escolher a que melhor permite em cada realidade. Como diria Wallon: “não é adequado postular verdades absolutas, mas, sim revitalizar direções e possibilidades”.
Qual a importância da Psicologia para a Pedagogia
A importância da psicologia na educação é o elemento chave na educação escolar, onde apenas a aprendizagem significativa consegue promover o desenvolvimento pessoal dos alunos e valorizar as propostas didáticas e as atividades de aprendizagem em função de sua maior ou menor potencialidade para promover aprendizagens significativas que se propõem procedimentos e técnicas de avaliação suscetíveis de detectar o grau de significância das aprendizagens realizadas para desenvolver como estudo a respeito das possibilidades da criança