Tipos de Software
Definição:
Software, logiciário ou suporte lógico é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento. Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa seqüência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante. Software também é um produto e é desenvolvido pela Engenharia de software, e inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais e especificações. Para fins contábeis e financeiros, o Software é considerado um Bens de capital.
SOFTWARE DE SISTEMA
Geralmente dividido em SISTEMAS OPERACIONAIS e PROGRAMAS UTILITÁRIOS. Para começar os Sist. Operacionais são de grande importância, pois eles nos dão a opção de dizer ao computador o que ele deve fazer. Dois exemplos bastante conhecidos do nosso público são o Windows e o Linux. Os Prog. Utilitários geralmente são softwares de menor porte com funções mais especificas tipo: Verificação de Disco, Cópias de Segurança entre outros.
No desenvolvimento de programas, o software de sistema é extensamente utilizado, com as várias etapas inter-relacionadas para a criação e execução de um programa. Tipicamente, esse relacionamento dá-se de forma transparente para o programador.
Programas são usualmente descritos em linguagens de alto nível. O compilador é o programa do sistema que traduz um programa descrito através de uma linguagem de alto nível específica para um programa equivalente em linguagem assembly. Esse processo de tradução é denominado compilação.
O montador (assembler) é o programa do sistema responsável por traduzir um programa assembly para o código de máquina. Esse processo de tradução de um programa-fonte assembly para um programa em código de máquina é denominado montagem; o resultado da montagem é um módulo objeto contendo pelo menos o código binário que será posteriormente executado.
Exemplos:
1) Microsoft