Tipos de software
Freeware:
Os softwares freewares são programas distribuídos gratuitamente, sem a obrigatoriedade de pagamento de uma taxa ao autor, portanto normalmente não possuem prazo de validade (expiração). Geralmente são completos e de código fechado, mas, alguns são distribuídos em versões beta, ou seja, que estão ainda em fase de testes e que portanto, ainda possuem os conhecidos “Bugs” (que são erros de programação). Sua comercialização é proibida.
Shareware: São softwares distribuídos gratuitamente, onde a pessoa pode copiá-lo, distribuí-lo sem restrições e usá-lo experimentalmente por um determinado período, porém este prazo de validade é determinado (normalmente de 30 dias) para que o usuário possa fazer uma avaliação sobre o programa para ver se vale ou não a pena comprá-lo ou registrá-lo. Após o período de avaliação o software geralmente para de funcionar, fazendo o usuário decidir se deseja efetuar o registro ou remover o software de seu computador.
Demoware: São softwares demonstrativo, ou seja, são versões compactas dos programas originais (que são vendidos) para avaliação do usuário. Caso o usuário goste do programa, basta comprar a versão completa já sabendo do que se trata. A vantagem do demo com relação ao shareware é que o demo não tem prazo de validade determinado, mas também não é completo. Normalmente versões demo são usadas em jogos.
Referencias Bibliográficas
http://www.richard.eti.br/duvidas23.html
http://www.planetsoftware.com.br/faq.asp
http://pt.wikipedia.org