Tipos de software e suas licenças
Geralmente os programas precisam ser instalados no Disco Rígido, em CD e muitos rodam direto de PenDrives (são os programas portáteis) dispensando a instalação. Bom, aprendemos que ao chamarmos (abrirmos) um programa ele é carregado na memória (RAM), e assim passa a controlar operações especificas.
Quem de nós, neste mundo cada vez mais tecnológico, nunca fez o download de qualquer software para uma necessidade especifica do nosso dia – a – dia. Seja de maneira dita “limpa”, seja de maneira dita “suja”. Refiro-me aos utilizadores que possuem a respectiva licença do software ou se simplesmente passam “por cima” da mesma e obtêm o software através de um download ilegal com a respectiva “vacina”.
O que alguns não sabem ou não ligam é às licenças de software. Uma licença de software é a definição de autorização ou restrição de determinadas ações, sobre os direitos de autor do programador que cria o software, concedidas ou impostas aos utilizadores do mesmo.
São muitos os tipos de licença que existem hoje em dia e o intuito deste artigo é esse mesmo, que fiquem de um modo geral, a saber, quais são e o que se pode ou fazer com eles.
Tipos de licenças de software
Software proprietário
Neste tipo de licença, toda a cópia, redistribuição (o termo “passar a alguém”), ou modificação são estritamente proibidas, o que pode levar a processos judiciais. Para contornar as restrições anteriormente referidas, deve-se contatar o criador para que este dê permissão para o fazer, ou então adquirir uma licença para cada um dos casos anteriormente descritos.
Neste tipo de licença, encontramos vinculados alguns dos mais conhecidos programas mundiais, caso do Windows, Adobe Photoshop, Adobe Dreamweaver, Adobe Flash, Mac OS, entre outros…
GNU