Instituto Federal De EDUCA O
Turma técnica 1 ti.
Matheus Rangel.
Licenças De Software.
Professora: Iane.
Bom Jesus Do Itabapoana 2015.
LICENÇAS DE SOFTWARE LIVRES
Quando um proprietário de um software decide torná-lo livre é necessário estabelecer como ele deverá ser distribuído, ou seja, como as pessoas que adquirirem o produto devem fazer uso do mesmo. Este tipo de informação é definido através da licença escolhida.
Atualmente há inúmeras licenças para a distribuição de software livres, porém elas são divididas em licenças permissivas e licenças recíprocas totais e parciais, voltadas para a redistribuição de um trabalho e pela criação de um novo produto através da derivação de um trabalho.
LICENÇAS PERMISSIVAS
É um tipo de licença em que se pretende atingir um grande número de pessoas. É conhecida como licença acadêmica, uma vez que esse tipo de licença impõe poucas restrições para o uso de um software e de seu código, permitindo que seja desenvolvido um produto derivado do código e esse pode até ter seu código fechado e comercializado.
As principais licenças deste grupo são: BSD, MIT e Apache.
BSD: A licença BSD não impõe muitas limitações, basicamente a única restrição é que os créditos do autor original devem ser mantidos, portanto, ela permite o uso livre do seu código. Ao desenvolver uma versão comercial de um programa sob esta licença você não tem nenhuma obrigação de disponibilizar o código fonte ou dar qualquer tipo de satisfação, portanto, essa licença é uma boa escolha para projetos em que não se tem preocupação com a maneira que o software será usado.
MIT: A licença MIT é muito similar às condições propostas na BSD. Basicamente a única restrição adotada é para manter o aviso de copyright. É uma das licenças que explica de forma clara os direitos do usuário final, incluindo o direito ao uso, cópia, modificação, fusão, distribuição e venda do software.
Apache: A licença Apache, como as demais