Entrevista Com Psic Logo
Um dos locais que atuo como psicóloga é no Núcleo de Apoio da Saúde da Família, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde - SEMSAU.
2. DESCREVA SUAS ATIVIDADES COMO PSICÓLOGA, ISTO É, DESCREVA ESPECIFICAMENTE O QUÊ FAZ COMO PROFISSIONAL NESTE CONTEXTO.
No Núcleo de Apoio da Saúde da Família fazemos o atendimento psicológico a nível ambulatorial, de suporte e avaliação. São encaminhados os pacientes em acompanhamento médico pela Santa Casa para avaliação psicológica, assim como dos PSFslocais. Também atendemos o Judiciário local nas avaliações psicológicas, nos Processos de Guarda e Responsabilidade, além das demandas do Conselho Tutelar.
3. EM SUA OPINIÃO, QUAIS AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA A REALIZAÇÃO DO SEU TRABALHO? VOCÊ AS TEM? VOCÊ TEM AUTONOMIA NAS DECISÕES RELACIONADAS À SUA ATIVIDADE?
Ter condições ideais é difícil no serviço que desempenhamos dentro da realidade do município. A autonomia nos encaminhamentos e procedimentos é respeitada pela SEMSAU.
4. VOCÊ, NAS SUAS ATIVIDADES, TRABALHA COM OUTROS PROFISSIONAIS? SE SIM, QUAIS?
Sim. Somos uma equipe de 02 psicólogas; 01 fonoaudióloga para terapia ambulatorial; 01 fonoaudióloga para realização de exame de Audiometria; 01 fonoaudióloga e 02 fisioterapeutas para atendimento domiciliar de pacientes com dificuldade de deambulação por sequelas de AVC ou outras causas.
5. VOCÊ SE CONSIDERA SATISFEITO COM SEU TRABALHO ATUALMENTE? PODERIA NOS EXPLICAR O MOTIVO DISSO?
Gosto do que faço, gosto de atender o povo. Fico realizada de poder ir ao encontro do sofrimento alheio, daqueles que estão fragilizados, necessitando de acolhimento, promovendo sua dignidade e valores pessoais.
6. COMO SE CARACTERIZA A CLIENTELA ATENDIDA POR VOCÊ EM RELAÇÃO À: FAIXA ETÁRIA; SEXO; CLASSE SOCIAL; ESCOLARIDADE E PROFISSÃO?
É uma clientela bastante diversificada, pois atende vários setores da população do município: unidades de saúde, Judiciário, Conselho Tutelar, e demanda espontânea. Dessa