Indicadores da preocupação materna primária
0103-5665
• 75
I PREOCUPAÇÃO MATERNA
PRIMÁRIA
-
Carolina Marocco Esteves*
Márcia Camaratta Anton**
Cesar Augusto Piccinini***
R
Preocupação materna primária (PMP) é um conceito winnicottiano e se refere ao estado psicológico da mãe no qual sua sensibilidade em relação ao filho torna-se exacerbada.
Tem início na gestação e estende-se às primeiras semanas após o parto. O objetivo deste estudo é relatar uma investigação sobre os indicadores da PMP na gestação de mães que tiveram bebês pré-termo. Participaram do estudo quatro mães com problemas clínicos na gestação, cujas idades variaram entre 22 e 28 anos, sendo todas casadas. Os bebês não apresentaram complicações clínicas sérias. Foi utilizado um delineamento de estudo de caso coletivo para o levantamento de indicadores da PMP com base em algumas categorias.
A análise de conteúdo qualitativa revelou que a possibilidade do parto pré-termo parece ter intensificado a ansiedade dessas mães que estavam em processo de desenvolvimento da
PMP. Porém observou-se que, com a assimilação de sua condição de saúde e da gestação, as participantes conseguiram desenvolver bons indicadores desse estado materno.
Palavras-chave: preocupação materna primária; gestação; nascimento pré-termo.
*
Psicóloga Clínica e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
** Psicóloga do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Especialista em psicoterapia psicanalítica
(ESIPP) e em psicologia hospitalar (UFRGS), Mestre e Doutoranda em psicologia (PPGpsicologia – UFRGS).
*** Doutor pela University of London (Inglaterra), com Pós-Doutorado na mesma Instituição;
Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília; Psicólogo pela UFRGS. Pesquisador do CNPq e professor na Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado em Psicologia da UFRGS.
Psic. Clin., Rio de Janeiro, vol.23, n.2, p.75 – 99, 2011
76