LICENÇAS SOFTWARE LIVRE
2 As licenças 3
3 Tipos de licenças 3
3.1 MIT – Massachusetts Institute of Technology 3
3.2 BSD – Berkeley Software Distribution 3
3.3 Apache 4
3.4 GPL – General Public License 4
3.5 LGPL – Library ou Lesser General Public License 5
3.6 MPL – Mozilla Public License 5
4 Conclusão 6
Referências 7
1 Introdução
O presente trabalho tem como objetivo apresentar breve explanação sobre algumas licenças de software. Quais são as licenças existentes, o que permitem o que impõe a respeito de seus códigos e o que pode ser alterado e por quem podem ser utilizadas.
2 As licenças
Basicamente, há três tipos de licenças de software:
Licenças acadêmicas (MIT Athena, Berkeley (BSD) e Apache);
Licenças de software livre (Licença Pública Geral GPL e LGPL);
Licenças do tipo Mozilla (Licenças da Mozilla MPL).
3 Tipos de licenças
3.1 MIT – Massachusetts Institute of Technology
Originária do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, esta licença garante a permissão, sem custo, de que qualquer pessoa obtenha o software bem como seu código fonte, sem limites de uso, cópias, modificações, junções, publicações, distribuições e/ou vendas de cópias do produto, assegurando os mesmos direitos a quem o adquire.
Desta forma, pode ser utilizado tanto em projetos de software livre, quanto em projeto de software proprietário. No texto desta licença não existe copyright, desta forma outros grupos podem modificar a licença, com o objetivo de atender as suas necessidades.
3.2 BSD – Berkeley Software Distribution
Esta é uma licença considerada permissiva, porque impõe poucas restrições sobre a forma de uso, alterações e redistribuição do software licenciado. Dessa forma, o software pode ser vendido sem a obrigação de inclusão do código fonte. Esta licença garante assim o crédito aos autores do software, todavia não tenta garantir que trabalhos derivados permaneçam como software livre. O texto desta licença é considerado como de