A questão hidrica
As civilizações antigas, como o Egito Antigo e a Mesopotâmia, construíram seus impérios à margem de grandes rios. Isso prova a importância da água na civilização humana, sem ela o homem não sobreviveria.
Dessa forma, hoje, o homem vive um dilema, regiões do planeta Terra já há falta de água, e a tendência é diminuir a quantidade de água potável do planeta, pois o homem polui muito os rios e nascentes através de suas águas residuais que muitas vezes são jogadas no ambiente sem qualquer tratamento.
Esse é um grande problema, pois pode parecer que há muita água no planeta, mas a maior parte dela está nos oceanos e é água salgada, ou seja, água imprópria para consumo. A maior parte de água doce está nas geleiras dos pólos.
Com isso, as águas que nos resta estão nos rios e nos lençóis freáticos. Assim, resta-nos ter consciência e preservar algo que é fonte de vida: a Água.
Água potável: Apenas 3% das águas são doces
COMENTE
Ronaldo Decicino
18/09/200710h39
Comunicar erroImprimir
A água potável é um recurso finito, que se espalha em partes desiguais pela superfície terrestre. Se, por um lado, seu ciclo natural se responsabiliza pela sua manutenção tornando-a um recurso renovável, por outro, suas reservas são limitadas.
Ampliar
Dia Mundial da Água: sabe o que é boçoroca? Aprenda essa e mais nove curiosidades10 fotos
10 / 10
A represa de Guarapiranga é um dos mananciais que abastecem a região metropolitana de São Paulo. Mananciais são reservatórios de água-doce, mas a água, tal como encontrada neles, não é própria para o consumo humano. Entre o manancial e a torneira do seu filtro a água passa por várias etapas. Sabe quais são? Leia maisHamilton B. Furtado/Wikimedia Commons
A quantidade de água doce produzida pelo seu ciclo natural é hoje basicamente a mesma que em 1950 e que deverá permanecer inalterada até 2050. Essencial para a vida, a água doce tornou-se um problema em todos os continentes, levando a ONU