Tipos de Sociedades: Sociedade Cooperativa
CURSO: TÉCNICO DE INFORMÁTICA
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
PROFESSOR: CARLOS EDUARDO SCHIMITT
SOCIEDADE
COOPERATIVA
ALUNOS: Adriane Anderson Rodrigo
SANTA MARIA, 26 DE NOVEMBRO DE 2014.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma visão geral sobre SOCIEDADE COOPERATIVA, sua história, suas características, perspectivas, administração e apresentar a legislação que rege o cooperativismo.
HISTÓRIA
O cooperativismo foi idealizado por vários precursores e aconteceu de fato em 1844, quando 28 tecelões do bairro de Rochdale, em Manchester na Inglaterra, criaram uma associação que, mais tarde, seria chamada de Cooperativa. Explorados na venda de alimentos e roupas no comércio local, os artesãos montaram, primeiro, um armazém próprio. Depois a associação apoiou a construção ou a compra de casas para os tecelões e montou uma linha de produção para os trabalhadores com salários muito baixos ou desempregados.
O movimento cooperativista no Brasil veio a ter início no ano de 1847 quando o francês Jean Maurice Faivre, veio a fundar com um grupo de europeus, nos sertões do Paraná, a colônia Teresa Cristina, organizada em bases cooperativas. Essa organização, apesar de sua breve existência, contribuiu para a memória coletiva como elemento formador do florescente cooperativismo brasileiro.
O QUE É COOPERATIVA?
Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática. Isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços sem fins lucrativos. Salienta-se que a cooperativa existe com o intuito de prestar serviços a seus associados, de tal forma que possibilite o exercício de uma atividade comum econômica, sem que tenha