Tipos de Sistemas
Sistema centralizado é um sitema onde as informações ficam concentradas em local (um servidor por exemplo) e todas as pessoas ou usuários autorizados podem acessar as informações contidas neste local.
Por exemplo um Windows Server 2003 é um sistema multiusuário pois permite que vários usuários utilizem simultaneamente ou não e pode ser centralizado, onde vários usuários de uma rede o utilizem acessando o servidor onde ele esta instalado.
Quando as informações de um software ficam armazenadas em um "servidor" da rede e são compartilhadas por outros usuários este software trabalha em um sistema
“ Um sistema distribuído é um conjunto de computadores independentes entre si que se apresenta a seus usuários como um sistema único e coerente” – Tanenbaum/Van Steen
Definição “ Coleção de computadores autônomos interconectados por uma rede, com software projetado para produzir uma aplicação integrada”
Sistemas Especialistas
Definição - Sistema Especialista é uma aplicação computacional que resolve problemas complicados que só seriam resolvidos por especialistas humanos.
Objetivo - realizar tarefas extremamente complicadas. (Problemas do mundo real).
Aplicações - Diagnóstico, planejamento, design, interpretação, controle, etc...
Sistema Colaborativo
O trabalho de grupo pode ser realizado de diversas formas: concertação de grupo coordenação ao nível de trabalho trabalho individual independente
No caso de concertação de esforços, o trabalho de cada um dos elementos do grupo está intimamente relacionado. Por exemplo, quando um grupo de remadores estão a desenvolver esforço terá de ser feito em conjunto. No caso de coordenação, é necessário que existam um conjunto de pontos de contacto. Porém, o esforço é maioritariamente individual.
Existem sistemas colaborativos assíncronos e síncronos. Os sistemas colaborativos assíncronos incluem nomeadamente os seguintes:
Newsgroups e mailing lists
Sistemas workflow
Hipertexto
Calendário de Grupo