Tipos de Sistemas
Os sistemas podem ser abertos ou fechados, permeáveis ou previsíveis, dependendo de suas circunstâncias. Permeável quer dizer a abertura de suas fronteiras ou limites em relação ao ambiente em torno dele e previsível é a expectativa de comportamento do sistema, isto é, como ele irá funcionar em relação ao ambiente em torno dele.
Então temos:
Sistema aberto: de grande abertura, ou seja, tem muitas entradas e saídas que habilitam transações com o ambiente externo. Como por exemplos os sistemas vivos ou orgânicos, organizações.... Já o Sistema fechado não tem aberturas e não influenciam e nem são influenciados em relação ao ambiente externo, são os chamados sistemas mecânicos, como as máquinas e os equipamentos. Os sistemas tbm podem ser caracterizados de acordo com sua natureza em: Sistemas abstratos ou conceituais que são formados de conceitos impossíveis de tocar são símbolos ou objetos que muitas vezes só existem na nossa mente.
Sistemas físicos ou concretos são possíveis de pegar, como maquinaria, objetos que são reais.
PARAMETROS DOS SISTEMAS
Os parâmetros dos sistemas são de acordo com Chiavenato e Moraes são: entras, saídas, processamento, retroação e ambiente.
Entradas são tudo aquilo que o sistema extrai do ambiente externo e deposita no sistema interno para ser processado. Saídas são os resultados que a empresa concede para o ambiente externo. A Retroação existe para comparar a maneira como o sistema funciona em relação ao padrão desenvolvido para ele funcionar. Quando acontece alguma diferença entre eles, a retroação regula a entrada para que a saída alcance o padrão estabelecido. E O ambiente é o centro onde está o sistema exteriormente. MOSTRAR O QUADRO NA LOSA.
O SISTEMA ABERTO
O sistema aberto é caracterizado por sua permeabilidade em permitir essa troca de informações com o ambiente conservando seu estado sem alterações.
A ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA ABERTO
Podemos dizer que quando o sistema aberto é implantado em