Trabalho de GC
MÓDULO 13
Índice
1. Gestão de competências 3
2. Sistema de educação corporativa 4
1. Gestão de competências
Segundo Santos et al. (2001) competência é o elo entre conhecimento e estratégia, é a capacidade de gerar resultados observáveis. Ela está relacionada à prática, ou seja, colocar em prática aquilo que se sabe em um determinado contexto.
Está associada às realizações das pessoas, àquilo que elas produzem e/ou entregam. A competência não é um estado ou um conhecimento que se tem, e nem é resultado de treinamento. Há competência apenas quando há competência de ação.
Do ponto de vista empresarial, é a prática que interessa: é o conhecimento aplicado que gera capacidade de produzir resultados, ou seja, competência. Segundo Fleury & Fleury (2000) “cada indivíduo, cada equipe, cada área precisa ser com peten te de modo a agregar valor econômico para a organização e valor social para o indivíduo”.
O indivíduo deve ser competente no sentido de atender às expectativas da organização e a organização deve valorizar essa com petência.
Figura 9 – Competências como fonte de valor para o indivíduo e para a organização Fonte: Fleury & Fleury (2001)
Dentre as abordagens citadas por Dutra (2002), salientaram-se duas. Aquela defendida na década de 90 por Lê Bortef, Zarifian e Elliot Jacques em que:
“Competência é colocar em prática, o que sabemos em determinado contexto, contexto esse, geralmente, marcado pelas relações de trabalho, cultura da empresa, imprevistos, limitações de tempo e recursos etc. Portanto, podemos falar de competência nessa abordagem apenas quando há competência em ação, traduzindo-se em saber ser, e saber mobilizar conhecimentos em diferentes con textos”.
Fazer a Gestão de Competências é mapear os conhecimentos, habilidades e atitudes para operar processos, construir produtos, prestar serviços e manter relacionamentos que gerem resultados.
2. Sistema de educação corporativa
O aprendizado não