Tipos de sensores
Classificação
São Sensores cujo funcionamento baseia-se na emissão de um feixe de luz, o qual é recebido por um elemento foto sensível, basicamente são divididos em três sistemas: Barreira, Difusão e reflexão.
Funcionamento
Baseia-se na interrupção ou incidência de um feixe luminoso sobre um foto receptor, o qual provoca uma ação (comutação) eletrônica. A emissão de luz é proveniente da emissão de raios infravermelhos.
Para conseguir-se máxima eficiência a luz é modulada ou pulsada a uma frequência máxima de 1,5khz, frequência que será interpretada por um receptor óptico sincronizado a essa frequência o que imuniza o sistema de interferências da recepção luminosa ambiente. Aplicações
Além das aplicações habituais, como contagem de peças, proteção do operador, etc, o sistema pode trabalhar com emissão de luz visível, para sistemas de alarme tanto em ambientes internos quanto externos, formando uma barreira que ao ser interrompido, pode causar diversos acionamentos no sistema. Os tipos reflectivos ou por difusão são comumente utilizados onde um espelho ou a própria peça a ser detectada reflete os raios infravermelhos. Evidentemente que as peças não poderão ter suas superfícies opacas. Os sensores ópticos pelo sistema a de barreira possuem um alcance maior que os reflectivos, chegando a distancias de até 200 metros, enquanto os reflexivos e por difusão a apenas 10 metros.
Sistema por barreira
É um sistema formado por sensores alinhados, ou seja, o dispositivo emissor de luz colocado e alinhado ao receptor.
Sistema Reflexivo É um sistema formado pelo dispositivo emissor de luz e dispositivo receptor montado no mesmo conjunto, neste caso o feixe de luz emitido é refletido em uma superfície refletora e retorna ao ponto de origem atingindo o dispositivo receptor que está ao lado do dispositivo emissor. Veja diagrama de blocos:
Sistema por difusão No sistema por difusão, os elementos de