tipos de sensores
O reed switch é um dispositivo que funciona como uma chave (interruptor). É composto internamente por duas lâminas de ferromagnético envoltas por uma cápsula de vidro e coberto por um gás inerte para evitar oxidação e deformação mecânica.
Seu funcionamento é bem simples, em um primeiro momento, quando as lâminas não estão em contato entre si, o reed switch funciona como uma chave aberto, porém quando um campo magnético (imã ou eletroímã) induz a magnetização dessas lâminas e com isso, elas entram em contato fechando a chave, passando a conduzir energia. Figura - Reed Switch Figura 2 – Simbologia Reed Switch LDR ( Light Dependent Resistor)
O LDR é um sensor eletrônico que varia sua resistência em função da luz, a explicação para esse fenômeno se deve ao fato desse sensor ser composto por sulfeto de cádmio(CdS) ou seleneto de cádmio( CdSe) , materiais fotocondutivos, que são dispostos num traçado onduloso na superfície do componente. Esse material tem a propriedade de diminuir sua resistência à passagem da corrente elétrica quando a luminosidade sobre ele aumenta.
Mas detalhadamente, os fótons que incidem sobre o semicondutor libertam elétrons para a banda condutora que irá diminuir sua resistência. Como podemos observar no gráfico abaixo: Figura 3 - Gráfico luminosidade x resistência Figura 4 - LDR
Termistores
Termistores são dispositivos cuja resistência varia para cada temperatura absoluta. Figura 5 – simbologia do termistor
Existem dois tipos básicos:
PTC (positive temperature coeficient): aumentam sua resistência de acordo com a temperatura, podem ser construídos PTCs de silício, titanatos de bário, chumbo e estrôncio.
NTC (negative temperature coeficient): Os termistores do tipo NTC consistem de óxidos metálicos tais como Cromo, Níquel, Cobre, Ferro, Manganês e Titânio. Estes componentes