tipos de reações
As reações químicas ocorrem com o aparecimento de novas substâncias (produtos), diferentes das originais (reagentes), ou seja, há mudança na estrutura da matéria. Às vezes é possível comprovar a ocorrência da reação através de fatos visíveis, como o desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, entre outros.
As reações podem ser classificadas de diversas maneiras. De forma simplificada, podemos dizer que há sete tipos básicos de reação química sendo elas: reações de síntese ou adição, análise ou decomposição, simples troca ou deslocamento, dupla troca, exotérmica, endotérmica eoxi-redução. Supondo A, B, C e D espécies químicas genéricas, podemos utilizá-las para exemplificar cada tipo de reação.
A reação de síntese, conhecida também como reação de adição, é formada quando duas ou mais substâncias originam um único produto (A + B → AB). A reação de análise ou decomposição, por sua vez, ocorre quando uma única substância origina dois ou mais produtos, como na representação: AB → A + B. Já a reação de deslocamento (simples troca) acontece quando uma substância simples reage com uma composta, originando uma nova substância simples e outra composta (A + BC → AC + B ou A + BC → BA + C). As reações de dupla troca existem quando duas substâncias compostas reagem, originando duas novas substâncias compostas, como no exemplo: AB + CD → AD + CB. Por fim, as reações exotérmica, endotérmica e de oxi-redução são respectivamente, reações que há liberação de calor, absorção de calor e que ocorre transferência de elétrons.
2. OBJETIVO
Utilizar uma aula de laboratório para introduzir o conceito de que as reações químicas podem ser compreendidas a partir de sua classificação em tipos básicos e simples.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O presente trabalho foi realizado no Laboratório de Química do Centro Universitário São Camilo - ES.
- Materiais e Reagentes
Pinça metálica;
Conta-gotas;
Bico de Bunsen;
Tubos de