Relatório tipos de reações
Quando ocorre um fenômeno químico, uma ou mais substâncias se transformam e dão origem a novas substâncias. Então, dizemos que ocorreu uma reação química. Há várias maneiras de classificar as reações. Uma delas relaciona o número de substâncias que reagem e o número de substâncias produzidas. De acordo com esse critério, podemos ter os seguintes tipos de reação:
Reação de síntese: A + B → AB, onde AB podem ser substâncias simples ou compostas, formadas a partir da combinação dos seus reagentes.
Reação de análise ou decomposição: são aquelas em que uma única substância é decomposta em duas ou mais substâncias distintas, sendo representado genericamente por uma equação do tipo AB → A + B, onde AB pode ser substância simples ou composta.
Reação de deslocamento ou simples troca: são aquelas nas quais uma substância simples reage com uma substância composta, originando uma substância simples e outra composta, são representadas genericamente por uma equação do tipo A + BC → AC + B.
Reação de dupla troca: ocorrem entre duas substâncias compostas. Nestas reações, conforme ilustra a equação genérica A+B- + C+D- → AD + BC, duas substâncias trocam entre si dois elementos: os extremos unem-se entre si, ocorrendo o mesmo com os elementos centrais por conseqüência da oposição das cargas de cada elemento. O resultado dessa reação sempre apresentará a formação de um produto insolúvel (sal ou base), ou um produto gasoso (ácido ou base) ou um produto menos ionizado (ácido ou água).
Reação exotérmica: reação que libera calor. A + B → C + calor
Reação endotérmica: reação que absorve calor. A + B + calor → C.
Esta aula prática teve como objetivos:
Construir e balancear equações químicas
Classificar os tipos básicos de reações químicas
MATERIAIS E PROCEDIMENTOS
Materiais e reagentes necessários
Solução de brometo de potássio 0,1 M
Magnésio em fita
Solução de hidróxido de sódio a 10%
Fenolftaleína
Solução de nitrato de prata a 5%
Palha de aço