cromatografia
DCS - Departamento de Ciências da Saúde
Curso de Farmácia
Disciplina: Química Geral e Inorgânica
“Reações Químicas”
Alunos:
Cirlei Inês Allebrand Antunes
Letícia Barz de Oliveira
Luisa Silveira Maicá
Marcelli de Moura Pinto
Professor: Ivan Carlos Casagrande
Santo Ângelo, 08, 15 e 22 de abril de 2014.
1 – OBJETIVO Reconhecer a ocorrência de uma reação química por meio de evidências e da comparação entre sistemas inicial e final.
Reconhecer a participação de materiais gasosos na ocorrência de reações químicas.
O objetivo deve ser escrito com letra “arial” como essa que está sendo usado para escrever esse parágrafo, tamanho 12, com alinhamento no modo “Justificado” do Microsoft Word.
2 – INTRODUÇÃO
Reações de Síntese; As reações químicas podem ser classificadas quanto à natureza da reação. Assim, estas podem ser de síntese ou de decomposição. As reações de síntese são aquelas em que duas substâncias se combinam, dando origem a novas substâncias, isto é, em que ocorre um fenômeno no qual há quebra de ligações químicas nos reagentes e formação de outras ligações, dando origem a novas espécies. Foi a partir de 1828, data em que o químico alemão Friedrich Wholer (1800-1882) obteve uma substância orgânica, a ureia, que se deu o grande desenvolvimento das reações de síntese, produzindo-se, a partir daí, milhões de novos compostos que visam satisfazer as mais variadas necessidades da sociedade atual. Deste modo, as sínteses têm como objetivos principais a obtenção de novos produtos com propriedades mais acentuadas do que as existentes naturalmente, a obtenção de compostos com propriedades que não se encontram nos produtos naturais e obter quantidades muito superiores àquelas que é possível extrair de fontes naturais.
Reações de Análise; As reações de análise também chamadas de reações de decomposição são aquelas em que um reagente composto (formado