Características Físico-Químicas e Microbiológicas do Leite
TECNOLOGIA DO MARANHÃO – CAMPUS AÇAILÂNDIA.
ENSINO MÉDIO INTEGRADO – TÉC. EM ALIMENTOS.
TECNOLOGIA DE LEITE
RELATÓRIO DE LEITE
AÇAILÂNDIA – MA
2014
SAFIRA VASCONCELOS DA CUNHA
RELATÓRIO DE LEITE
1 INTRODUÇÃO
O leite é um excelente alimento para os seres humanos, devido seu potencial nutritivo. De acordo com a legislação vigente, a Instrução Normativa n° 62, de 2011 entende – se por leite, sem outra especificação, “o produto oriundo de ordenha completa e interrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas.” (OLIVEIRA, 2009, p. 45)
O leite é um alimento de origem biológica, com sabor suave e próprio, agradável e ligeiramente adocicado, largamente consumido pela população e de alto valor nutritivo, pois contém grande quantidade de proteínas de alto valor biológico, carboidrato, ácidos graxos, sais minerais, vitaminas e água (GARRIDO et al., 2001; GOULART et al., 2003; SILVA et al., 2008).
O leite em pó é um derivado do leite natural, sendo uma forma moderna de consumo do mesmo, este é obtido pela desidratação do leite, que pode ser integral, semidesnatado ou desnatado. O leite em pó, de uma maneira geral, tem uma grande atuação dentro da categoria de alimentos. As propriedades funcionais do leite em pó podem influenciar de maneira decisiva em como um produto deve ser produzido, como deve ser distribuído, quanto tempo deve ser armazenado, como também, qual deve ser o apelo nutricional para o consumidor (MILKNET, 2008). Com o desenvolvimento de novas técnicas de processamento têm possibilitado a obtenção de produtos mais seguros do ponto de vista higiênico-sanitário, ainda assim existem problemas de contaminação do leite por antibióticos, micotoxinas, hormônios e pesticidas agrícolas, além da ocorrência de fraudes (NETTO, 2010). Se acrescentarmos a importância nutricional