Tipos de Radiação
Emissões radioativas Alfa: Pequeno poder. Podem ser detidas por uma folha de papel ou por uma chapa de 0,06 mm de alumínio.
Emissões radioativas Betas: São de 50 a 100 vezes mais penetrantes do que as partículas alfa. Podem ser detidas por uma chapa de chumbo de 2 mm ou de alumínio de 1 cm.
Emissões radioativas Gama : Alto poder. Atravessa milhares de metros no ar, uma porta de madeira comum, uma chapa de 15 cm de aço. São detidas por placas de chumbo com mais de 5 cm e por grossas paredes de concreto.
Alfa: Pequeno poder. É detida por uma folha de papel.
Beta: Poder médio. 50 a 100 vezes mais penetrante que a alfa.
Gama: Alto poder. Atravessa uma porta de madeira comum e até uma chapa de 15cm de aço.
Como a radiação pode afetar o corpo humano? Em pequenas doses, a radiação ajuda a diagnosticar e tratar doenças. Em grandes quantidades, pode alterar o sistema biológico e até matar. Em pequenas doses, a exposição à radiação não oferece riscos à saúde: o corpo tem tempo suficiente para substituir as células que eventualmente tenham sido alteradas ou destruídas. Em doses extremas, é fatal.
Chamada ionizante, a radiação emitida pelo combustível das usinas nucleares (em geral urânio ou plutônio) tem a propriedade de alterar a carga elétrica dos elementos das células humanas. A extensão dos danos à saúde depende da dose e do tempo de exposição e até da região do corpo atingida. Os pulsos, por exemplo, são mais resistentes à radiação, mas a medula óssea, ao contrário, é o órgão mais sensível.
O que é radiação? Radiação significa a propagação de qualquer tipo de energia, como o calor e a luz. Normalmente, o termo ‘radiação’ se refere a um tipo que faz mal para os organismos biológico chamado radiação ionizante. Assim como a luz é uma radiação eletromagnética, só que está além do espectro visível, acima da região ultravioleta. Durante a fissão nuclear ela é um dos tipos de radiação