projeto folclore
Módulo: B2 E/ F
Professoras: Katia e Tatiane
FOLCLORE REGIÃO SUDESTE
“Utilizar o folclore como material didático na educação infantil significa desfrutar de uma extensa fonte de criatividade, reflexão e expressão. Ele serve como “link” entre um povo e sua região na busca de suas marcas e raízes, além de ser a melhor forma de percepção da sociedade e de como ela funciona em relação às tradições”. (Antropoética, 2013)
JUSTIFICATIVA
O folclore é o conjunto de tradições e manifestações popular constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. Simbolizando a cultura popular, apresentando grande importância na identidade de um povo, para não se perder a tradição folclórica é importante que as manifestações sejam transmitidas através das gerações, podendo dizer que o folclore é um saber popular e o seu patrimônio cultural.
Portanto o folclore tem a sua importância na educação infantil, pois há uma valorização do contexto sociocultural da criança para a sua melhor aprendizagem, com isso o folclore terá uma influencia no conhecer e aprender da cultura de seu país, que é passada nas gerações, assim podendo ter um melhor entendimento a respeito, podendo trabalhar com as crianças as diversidades folclóricas, além dos mitos e lendas, como comidas, brincadeiras, danças e costumes enriquecendo o saber sociocultural do seu país.
Com base nisso, vamos trabalhar o folclore da região sudeste, que possui uma grande diversidade cultural e por estarmos inseridos nesta região, assim trabalharemos de maneira lúdica e objetiva, resgatando as lendas, conhecendo sobre as comidas, danças e brincadeiras típicas, propondo com que as crianças e suas famílias não deixem o folclore ser esquecido, já que este faz parte da cultura do nosso país, assim propiciando com que haja o conhecer e aprender dos costumes da