Tipos de radiação
Sabe-se que algumas radiações são invisíveis aos olhos humanos, e dentre elas se encontram a Alfa, a Beta e a Gama. Radiação é a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética, veja como se comportam as seguintes radiações: Radiação alfa (α) Chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons. Os raios alfa é a que possui menor poder de penetração, podendo ser barrada por uma simples folha de papel.
Radiação Beta (B)
As partículas beta são elétrons emitidos pelo núcleo de um átomo instável, são constituídas por uma carga negativa (-) e outra positiva (+). Elas se propagam com velocidade quase igual a da luz, sendo umas das mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa, conseguem atravessar lâminas de chumbo de até 2 mm ou de alumínio de até 5 mm no ar, mas são barradas por uma placa de madeira de 2,5 cm de espessura;
Radiação gama (y)
Ao contrário das radiações alfa e beta, que são constituídas por partículas, a radiação gama é formada por ondas eletromagnéticas emitidas por núcleos instáveis logo em seguida à emissão de uma partícula alfa ou beta.
As partículas gama é a que possui maior poder de penetração, podendo atravessar completamente o corpo e interagindo com as moléculas, gerando íons e radicais livres que prejudicam as células vivas e causam danos irreparáveis.
Os raios gama conseguem atravessar chapas de aço de até 15 cm de espessura, mas são barradas por grossas placas de chumbo ou paredes de concreto.
Observação importante: apenas os raios alfa e beta possuem carga elétrica, os raios gama são isentos de carga.
Sem o devido conhecimento, estas três radiações podem representar perigo, mas quando são devidamente usadas se tornam úteis, principalmente na medicina: são empregadas no tratamento de tumores cancerígenos.
Na figura 1