TRABALHO DE QUÍMICA: RADIAÇÃO
Introdução
Este Trabalho fala sobre como a radiação surgiu e quais são os tipos de radiação existentes, como por exemplo, a radiação gama, partícula beta, emissão alfa, o uso de radiação na medicina, radiação solar, Radiação gravitacional, Radiação corpuscular, Radiação eletromagnética, Espectro Eletromagnético, Efeitos biológicos, Aplicações tecnológicas, também é comentado o q são espectros, fluxo energético, Efeito Tcherenkov.
Radiação:
Antes de tudo, dividi-se a radiação em duas classes básicas: I) Radiação não Ionizante e II) Radiação Ionizante.
A radiação NÃO ionizante possui energia insuficiente para ionizar (retirar elétrons) átomos ou moléculas. Ela é muito comum e não apresenta grandes riscos a saúde (apesar de não haver ainda estudos mais claros). São exemplos deste tipo de radiação a própria luz, as ondas das emissoras de rádio e várias outras.
Muito mais energética que o tipo anterior, a radiação ionizante possui a capacidade de arrancar elétrons de átomos e moléculas e assim alterar reações químicas, inclusive aquelas reações que ocorrem dentro das células do seres vivos e são fundamentais à vida. Felizmente esta é bem mais incomum do que primeira: uma pequena quantidade vem do espaço e outra de alguns mineiras presentes em certos tipos de rochas e solos. Os riscos ficam por conta de métodos artificiais como as bombas e usinas atômicas.
Nosso interesse está sobre o último, e mais perigoso, tipo de radiação. Analisaremos a seguir algumas características fundamentais da radiação ionizante como:
1. Os elementos que constituem a radiação: estes podem ser "pedaços" de átomos (partículas) ou simplesmente "luz" como no caso dos raios x.
2. Sua capacidade de atravessar materiais sólidos: como sabemos pelos famosos Raios X a radiação pode atravessar corpos sólidos. Neste exemplo ela atravessa o corpo da pessoa e bate num filme (chapa) do outro lado, nos lugares onde há ossos passa uma menor quantidade de