Quimica nuclear
1 INTRODUÇÃO2
2 QUÍMICA NUCLEAR 3
2.1 Decaimento Nuclear3
2.2 Padrões Da Estabilidade Nuclear 6
2.3 Predição Do Tipo De Decaimento Nuclear 7
2.4 Radiação Nuclear 8
2.5 Energia Nuclear 11
2.6 Fissão Nuclear 11
2.7 Fusão Nuclear 13
2.8 Reator Nuclear 14
3 CONCLUSÃO16
4 REFERÊNCIAS17
* 1 INTRODUÇÃO
As reações nucleares envolvem mudanças na composição dos núcleos. Estes processos são muitas vezes extraordinários acompanhados pela liberação de enormes quantidades de energia e por transmutações dos elementos.
A química nuclear é fundamental para o desenvolvimento da energia nuclear. Esta proporciona as técnicas de purificação e recirculação dos combustíveis nucleares e de remoção de resíduos radioativos perigosos. A química nuclear é utilizada em Medicina no tratamento do câncer e na produção de imagens dos órgãos internos de corpos vivos. Ela é usada em Química na investigação dos mecanismos das reações e em Arqueologia na datação de objetos antigos. A química nuclear é também usada nas estratégias militares de alguns países.
Este trabalho tem como objetivo expor alguns conceitos referente a química nuclear dando ênfase ao decaimento nuclear, radiação nuclear e energia nuclear. Primeiramente, veremos os padrões de estabilidade nuclear e como os núcleos instáveis mudam espontaneamente. As mudanças de composição dos núcleos são a fonte de todos os elementos, exceto o hidrogénio. Também será abordado a origem dos elementos, as consequências das mudanças que ocorrem nos núcleos e os usos da radiação nuclear.
2 QUÍMICA NUCLEAR
2.1 Decaimento Nuclear
Em 1896, o cientista francês Henri Becquerel guardou uma amostra de óxido de urânio em uma gaveta que continha algumas placas fotográficas Figura 1. Ele ficou surpreso ao ver que o composto de urânio havia escurecido as placas, apesar de elas terem sido cobertas com um material opaco. Becquerel percebeu que o composto de urânio deveria estar emitindo algum tipo de radiação. Henri