Elementos de segurança
Demolição é todo ato de se destruir de forma deliberada alguma construção a fim de dar outro destino ao espaço antes ocupado por ela. Existem diversas técnicas de demolição entre as quais podemos citar: manual, mecânica e por explosivos.
Antes de se iniciar a demolição, devem ser desligadas, as linhas de fornecimento de energia elétrica, água, inflamáveis líquidos e gasosos liquefeitos, substâncias tóxicas, canalizações de esgoto e de escoamento de água.
Antes de se iniciar a demolição, devem ser removidos os vidros, ripados, estuques e outros elementos frágeis.
Os elementos da construção em demolição não devem ser abandonados em posição que torne possível o seu desabamento. As paredes somente podem ser demolidas antes da estrutura, quando esta for metálica ou de concreto armado.
Essas normas devem ser obedecidas para evitar o desmoronamento, soterramento e vitimas no processo de demolição.
ESTRUTURAS DE CONCRETO
Quando da construção de estruturas de concreto armado para sustentação de uma edificação deve-se apresentar cuidados básicos para a sua execução, trazendo como principal enfoque, os cuidados com a estabilidade.
As fôrmas devem ser projetadas e construídas de modo que resistam às cargas máximas de serviço.
Os suportes e escoras de fôrmas devem ser inspecionados antes e durante a concretagem por trabalhador qualificado.
Durante a desforma devem ser viabilizados meios que impeçam a queda livre de seções de fôrmas e escoramentos, sendo obrigatórios a amarração das peças e o isolamento e sinalização ao nível do terreno.
As conexões dos dutos transportadores de concreto devem possuir dispositivos de segurança para impedir a separação das partes, quando o sistema estiver sob pressão.
No local onde se executa a concretagem, somente deve permanecer a equipe indispensável para a execução dessa tarefa.
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
É obrigatória a adoção de medidas que atendam, de forma eficaz, às necessidades de