Tipos de pragas virtuais (vírus)
• WORM (VERME): É um programa que se propaga automaticamente numa rede e envia, de computador a computador, cópias de si mesmo. Ele usa brechas de segurança em sistema e softwares para infectar um computador. Difere do vírus por não infiltrar cópias de si mesmo em programas e arquivos; também não necessita ser executado para se espalhar.
• TROJAN (CAVALO DE TRÓIA): É um programa malicioso que é instalado no computador sem que o usuário perceba seu perigo. Pode vir de fontes “legítimas” em anexos de e-mail, supostas atualizações de softwares, janelas tipo “pop-up” com ofertas de download. Ele abre brechas na máquina para seu controle remoto, seja pela invasão de hackers ou outros visitantes indesejados.
• SPYWARE (ESPIÃO): São programas que se instalam num computador sem que o usuário perceba, às vezes junto a outro software que estava sendo baixado. Eles recolhem informações sobre o usuário, como hábitos de navegação, e as transmitem remotamente para outro computador.
• MALWARE: Do Inglês, “malicious software”. É um programa malicioso e abrange vários tipos de ameaças (vírus, worms, cavalos de troia, spywares, entre outros). Vem disfarçado em anexos de e-mails e mensagens instantâneas e podem conter vírus, cavalos de tróia e “vermes” que danificam o sistema do computador. Eles podem até enviar a si mesmo e automaticamente para sua lista de contatos.
• BOTNETS: Redes formadas por diversos computadores infectados com os chamados “bots”, Eles funcionam como worms (exploram vulnerabilidades em sistemas e softwares), mas também conseguem se comunicar com o cibercriminoso que o controla. São usadas para ataques de negação de serviço: