Tipos de Picking
Conhecido como Order Picking, ou seja, (separação de pedidos), consiste na separação e preparação dos pedidos na coleta dos produtos no armazém, podendo ser de categorias e quantidades diferentes.
Segundo Rodrigues (2007), em seu artigo, a atividade de “picking” pode ser definida como a atividade responsável pela coleta de mix correto de produtos, em suas quantidades corretas na área de armazenagem para satisfazer as necessidades do consumidor.
A atividade de separação de pedidos está associada de 30% a 40% do custo de mão de obra dependendo do tipo de armazém.
Tipos de Picking
Picking by-Light
É o Sistema que concilia desempenho e flexibilidade, é do sistema mais difundidos no Brasil, o picking by-light integra a utilização de esteira rolante, e leitores óticos e sensores com estrutura flow-rack manuseado por operadores. Com esse sistema as caixas de pedidos são transportadas de forma automática por meio de uma correia transportadora, utilizando mostradores digitais por flow-rack, deixando os funcionários coletar apenas os produtos de sua estação de trabalho.
Picking by-voice
O Picking by-voice reduz os custos e aumenta a eficiência nos armazéns, os funcionários são guiados por voz e transmitem os seus próprios comentários acusticamente. Ele permite processar o trabalho na empresa em conexão direta com a administração do armazém, e a implantar outros dispositivos de separação de pedidos no local ao mesmo tempo. Picking Discreto
Cada operador coleta um pedido por vez, item por item. O método é utilizado apenas por um operador que fica responsável pela separação do pedido do cliente.
Características do Picking Discreto
1 Operador para cada Pedido
1 Produto por vez
1 Período de agendamento
Vantagens
É o método mais simples, especialmente quando toda a documentação está no papel.
O risco de erros é reduzido por haver apenas um documento para cada ordem de coleta.
Desvantagens
É o menos produtivo, pois o operador