Picking
1. O que é a atividade de picking e qual sua importância?
Para entendermos a atividade de picking (separação e preparação de pedidos) é importante apresentarmos sua inserção entre as principais atividades de armazenagem.
De uma maneira simples, todos os tipos de armazéns possuem as seguintes funções
(Figura 1): recebimento de produtos armazenagem dos produtos até que seja necessário coleta de produtos de acordo com pedidos dos clientes preparação dos produtos para entrega no cliente.
Recebimento
Armazenagem
Coleta do
Pedido
Embalagem
Despacho
Processamento do Pedido
Geração do
Documento de
Picking (lista de produtos)
Separação
Figura 1 - Atividades de Armazenagem
A atividade de picking pode ser definida como a atividade responsável pela coleta do mix correto de produtos , em suas quantidades corretas da área de armazenagem para satisfazer as necessidades do consumidor. Dessa forma, estaremos focando a atividade de coleta do pedido, conhecido como order picking, ou simplesmente picking, como passaremos a nos referir daqui em diante.
Tal atividade dentro de um armazém é considerada como uma das mais críticas.
Dependendo do tipo de armazem, 30% a 40% do custo de mão-de-obra está associado à atividade de picking. Aliado ao custo, o tempo dessa atividade influi de maneira substancial no tempo de ciclo de pedido, ou seja, o tempo entre a recepção de um pedido do cliente e a entrega correta dos produtos.
O aumento progressivo das necessidades (e exigências) dos consumidores e da competição trouxe diversas consequências para a atividade de armazenagem. Tais consequências podem ser traduzidas em tendências gerais que podem ser observadas em diversos setores:
• Profileração do número de SKUs: as maiores exigências dos clientes aumentaram os números de produtos que as empresas trabalham atualmente
• Aumento do Número de Pedidos: os clientes passaram a trabalhar cada vez mais em filosofias de