picking
1. Introdução
O sistema de armazenagem de produtos no mundo aumentou muito nos últimos tempos devido a grande exigência feita pelos consumidores e também pelo grande numero de variedade de produtos do mesmo gênero.
Como contrapartida a este fenômeno, as empresas tem se estruturado de uma forma melhor, para ter um desempenho satisfatório no que tange a armazenagem de um grande numero de pedidos de produtos variados e atendê-los da forma mais eficiente possível. Assim o foco nos centros de distribuição está sendo a atividade de picking.
2. O que é a atividade de picking e qual a sua importância?
É a atividade responsável pela separação de um numero variado de produtos, em quantidades corretas da área em que serão armazenados para atender as necessidades do consumidor. É uma das atividades mais complexas de um armazém, pois possui um custo de mão-deobra muito elevado, cerca de 40%.
O avanço da tecnologia e os clientes cada vez mais insatisfeitos e exigentes, trouxeram algumas consequências para a atividade de picking:
Aumento do número de SKU;
Grande número de pedidos;
Entregas urgentes;
Monopólio em grandes centros de distribuição.
3. O que fazer para melhorar o sistema de picking?
A atividade de picking deve ser bastante flexível, deve oferecer ao cliente um serviço que esta dentro ou vai além das necessidades determinadas por ele, utilizando, por exemplo, sistemas de controle e monitoramento do pedido que suporte assim o nível de serviço oferecido. Além dos tipos de produto, tamanho, peso, volume e necessidades do consumidor, existem princípios que ajudam bastante no serviço de picking:
Priorizar produtos de maior rotatividade;
O documento de picking deve ser claro e objetivo;
Organização dos pedidos conforme configurações físicas;
Manter um sistema eficiente para localizar os produtos;
Dar um feedback ao operador;
Evitar contar os produtos;
Eliminar o excesso da “papelada”.
4. Organizando o sistema de