Sistema Picking 1
SISTEMA PICKING
LOGÍSTICA
PROF. ELIELSON FILHO
Belo Horizonte
2015
SISTEMA PICKING
O picking, também conhecido por order picking (separação e preparação de pedidos) ele também pode ser definido como uma atividade, na qual um pequeno número de produtos é retirado de um sistema de armazenagem, para satisfazer certo número de pedidos de clientes. Os processos de picking se torna um processo bastante importante para a cadeia de abastecimento.
Esta atividade é vista como a mais intensiva e dispendiosa em quase todos os armazéns, onde o custo de separação e preparação dos pedidos é um pouco mais da metade, estimado em até 55% da despesa total de funcionamento do armazém. Como esta atividade envolve custos significativos e pode influenciar e afetar os níveis de satisfação do cliente, devido a vários fatores que podem influenciar na entrega final, por este motivo tem havido um número crescente de melhorias do processo.
Existem cinco níveis de picking com base no tamanho da unidade, na qual o produto será recolhido. São eles:
Pallet picking - recuperação completa de paletes;
Layer picking - recuperação das camadas de caixas de paletes;
Case picking - recuperação completa de caixas do armazenagem;
Split-case picking - recuperação de embalagens internas das caixas em armazenamento;
Broken-case picking – recuperação de itens individuais de armazenamento
Para se entender melhor a importância da atividade de picking, é importante apresentar-se a sua relação com as principais atividades de armazenagem. Segue as funções do processo da armazenagem:
Recepção de produtos;
Armazenagem de acordo com as necessidades;
Recolha de produtos de acordo com as encomendas dos clientes;
Preparação dos produtos para expedição.
A atividade de picking dentro de um armazém, é considerada como uma das mais importantes. Dependendo do tipo de armazém, 30% a 40% do custo de mão de obra estão diretamente associado à atividade de picking. Associado