Tipos de pesquisa
N°
TIPOS DE PESQUISA
CURITIBA
2013
INTRODUÇÃO Neste trabalho será apresentado a definição de pesquisa e os variados tipos nele existentes, contendo a definição de cada tipo e seus objetivos.
Pesquisa Pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos ou refutar algum conhecimento pré-existente. A pesquisa como atividade regular, também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento.
Tipos de Pesquisa
Descritiva: Busca a resolução de problemas melhorando as práticas por meio da observação, análises e descrições objetivas. A pesquisa descritiva usa padrões textuais como questionários, e tem por finalidade observar, registrar e analisar os fenômenos sem entrar no méritos de seu conteúdo.
Bibliográfica: Abrange a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, documentos mimeografados ou fotocopiados, mapas, imagens, manuscritos, etc. Todo matérias recolhido deve ser submetido a uma triagem, a partir da qual é possível estabelecer um plano de leitura. Isso porque a pesquisa bibliográfica tem por objetivo conhecer as diferentes contribuições cientificas disponíveis sobre determinado tema.
Laboratorial: Ocorre em situações controladas, valendo-se de instrumental específico e preciso. Requerem um ambiente adequado estabelecido e de acordo com o estudo a ser realizado.
Experimental / Empírica: Se dá por tentativa e erro, é realizado em qualquer ambiente. Tem finalidade de testar hipóteses que dizem respeito relações de causa e efeito. Envolvem grupos de controle, seleção aleatória e manipulação de variáveis independentes.
Quantitativa /De Campo: Procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e