Tipos de pesquisa
OBJETIVOS/FINALIDADE
CARACTERÍSTICAS
INSTRUMENTOS
EXEMPLO DE M PROBLEMA DE PESQUISA QUE PODE SER INVESTIGADO COM ESSE TIPO DE PESQUISA
DOCUMENTAL
Busca compreender a realidade social de forma indireta por meio da análise dos inúmeros tipos de documentos produzidos pelo homem (documentos de arquivos, igrejas, sindicatos etc.)
Não traz uma única concepção filosófica de pesquisa, pode ser utilizada tanto nas abordagens de natureza positivista como também naquelas de caráter compreensivo, com enfoque mais crítico. Muito assemelha-se com a pesquisa bibliográfica, sendo diferenciada pela natureza de suas fontes.
Reconhece toda a multiplicidade e diversidade de documentos que estão no cerne da pesquisa documental, com enfoque para os de linguagem verbal e escrita.
Permite a investigação de determinada de forma indireta.
Utiliza-se da analise dos documentos de “primeira mão”
(documentos de arquivos, igrejas, sindicatos, instituições etc.), e também daqueles que já foram processados, mas podem receber outras interpretações, como relatórios de empresas, tabelas etc.
A dissertação de mestrado intitulada “‘E o que é um professor na ordem das coisas?’ Docência de primeiras letras no Ceará imperial”, produzida no Curso de Mestrado em Educação da
Universidade Estadual do Ceará. O objetivo do trabalho era compreender o processo de construção das representações sociais associadas aos professores de primeiras letras no Ceará imperial a partir dos discursos oficiais e da imprensa local e suas repercussões na composição da identidade profissional desses docentes.
EXPERIMENTAL
Consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
O pesquisador é um agente ativo, e não um observador passivo.
Pode ser