Tipos de Pesquisa
Marconi e Lakatos (2007, p. 15) asseguram que a pesquisa “é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais”. Acreditam que a pesquisa é um processo de sistematização que exige comprovação e verificação tendo como objetivo a descoberta de respostas para questões levantadas. Essa descoberta será feita através de métodos científicos, partindo de um problema durante um processo onde hipóteses levantadas serão confirmadas ou invalidadas (MARCONI; LANKATOS, 2007).
Para Gil (1999, p. 42), a pesquisa é um “processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos”, o que corrobora o pensamento de Marconi e Lakatos (2007).
2 O tema da Pesquisa
Marconi e Lakatos se atentam para o fato que o tema da pesquisa deve ser especializado, sendo de suma importância selecionar o que pode ser tratado com profundidade já que dificilmente será possível dominar a totalidade de um dado assunto.
Por isso existe a importância do pesquisador definir o tipo de pesquisa com relação aos fins e aos meios de investigação. Com relação aos fins, a pesquisa pode ser exploratória, descritiva, explicativa, metodológica, aplicada ou intervencionista. Com relação aos meios, pode ser classificada como uma pesquisa de campo, de laboratório, documental, bibliográfica, experimental, ex post fact, participante, pesquisa-ação ou estudo de caso.
3 Delineamento
Refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla, que envolve tanto sua diagramação quanto a previsão de análise e interpretação de coleta de dados. Entre outros aspectos, o delineamento considera o ambiente em que são coletados os dados e as forma de controle das variáveis envolvidas.
Existem dois grandes grupos de