Construção do lugar
Caracterização de ambientes
Trabalho Apresentado ao Instituto Sumaré de Ensino Superior
FACULDADES SUMARÉ - ISES
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Educação Infantil
Resumo
O texto relata que o ambiente infantil em geral tem sido planejado para atender a necessidade do adulto ou do grupo como um todo. A criança precisa de um espaço personalizado, pois passa parte de sua infância neste ambiente, e é nele que se socializa com o grupo e se desenvolve construindo sua identidade, competências, tornandose autônoma.
Nosso espaço escolhido É externo
O objetivo do trabalho é mostrar a importância que os espaços internos e externos em sua organização
influenciam
nas interações . Feito a partir de
observações em uma escola de educação infantil de pequeno porte, atendendo 100 crianças de 02 a 04 anos de idade, possui 5 salas, e um parquinho que fica no 03º andar como ambiente externo. Tendo como único lugar para brincar durante o ano letivo dentro desta Cei, tivemos o cuidado de ficar atentas ao que acontece a sua volta e as necessidades das crianças.
Como em instituição, o horário é cronometrado, escolhemos um ambiente externo para nossa intervenção, que além de transformar em ambiente agradável, podemos pensar também em compartilhar e revezarmos com outras salas em fazermos atividades lúdicas, como a hora da leitura ao ar livre e deixar que as crianças brinquem e se movimentem espontaneamente.
Por decisão do grupo, achamos seria mais interessante a parte externa, mesmo porque encontramos algumas dificuldades em permissão para mostrarmos salas, a escola visitada conforme fotos em anexo, é um espaço de tamanho médio, com vários brinquedos porem sem uma ordem , em um dos cantos do espaço estavam dispostos sacos pretos onde