Tipos de pallets
Pallets descartáveis (One Way)
Pallets descartáveis são aqueles que o custo está embutido na mercadoria que ele acomoda. Ou seja, ele viaja uma vez e não volta mais.
Pallets retornáveis
São aqueles que as empresas organizam de forma que levem a mercadoria e recebam de volta os pallets para uma outra entrega. Normalmente são de madeira e capazes de suportar os impactos do carregamento, transporte e descarregamento.
Pallets duas entradas
São pallets feitos com longarinas ao invés de tocos e são utilizados nos casos que necessitam de maior resistência ao peso.
Pallets quatro entradas
Possuem quatros entradas para empilhadeira ou carros paleiteiros. São feitos com tabuas que podem ser vazados ou assoalhados.
Neste tipo de pallet há pés de tocos que estabelecem sua sustentação. Estes podem ser tantos descartáveis, retornáveis ou de movimentação (estocagem).
Pallet PBR
Os pallets PBR tem medida padronizada de 1000mm x 1200mm, possuem quantidades de peças com medidas padrão e gravação nos tocos informando o mês e o ano de sua fabricação.
Dura cerca de quinze anos e tem uma estrutura reforçada.
Ele é destinado a atender toda a cadeia industrial por ser o mais versátil pallet, que pode atender a vários segmentos da indústria e um bom custo econômico.
Pallet EURO
São pallets adotados na comunidade européia, tem medidas de 800 x 1200 mm . São utilizados nas exportações, onde os países exigem esse tipo de pallet.
Pallets CP3 e CP2
São utilizados na indústria química da Europa. Fazem parte de um grupo que vai do CP1 ao CP9.
Os mais utilizados aqui no Brasil são o CP3 (1140 x 1140 mm) e o CP2 (800 x 1200 mm) .
Pallets usados
São pallets que são recolhidos por empresas especializadas pela limpeza daqueles que são descartados por outras empresas, assim realizando reciclagem e reutilização ou a transformação em cavacos para a produção de energia.
Pallets reformados
São pallets recolhidos por uma empresa,