Sistema de Movimentação e Armazenagem
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas características dos tipos de sistema de movimentação e armazenagem de pallets, suas vantagens e desvantagens, bem como abordar considerações que devem ser consideradas na localização de depósitos e na roteirização.
DESENVOLVIMENTO
1. MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM
A movimentação de material é um sistema de trabalho e equipamentos para transporte, embalagem e armazenagem. Tem como objetivo a reposição de matérias-primas nas linhas ou células de produção de uma fábrica, bem como transportar o material em processamento. Não se limita apenas a movimentar, encaixotar e armazenar como também executa essas funções tendo em conta o tempo e espaço disponíveis. Quer seja uma operação complexa que envolva um sistema automatizado, as pessoas fazem sempre parte da movimentação de material.
Sistemas de armazenagem são conjuntos de equipamentos que servem para arrumar as matérias-primas ou produtos acabados, manualmente ou por equipamentos de movimentação de materiais como, por exemplo, empilhadeiras e porta-pallets. Existem vários tipos de sistemas de armazenagem, utilizados de acordo com o tipo de produto a armazenar e área disponível.
2. PALLETS
Pallets são plataformas usadas para transportar mercadorias, eles acompanham e transportam a carga nas fábricas, em caminhões, armazéns e lojas. Há diferentes tipos de pallets, sendo os de madeira, de metal, de plástico e de papelão, cada um com suas vantagens e desvantagens.
Muitas empresas estão começando a perceber a importância da reutilização de pallets, bem como de sua reciclabilidade. Os Pallets em geral podem ser alugados, reformados e também leiloados.
2.1 CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS DOS DIVERSOS TIPOS DE PALLETS:
2.1.1 Pallets de madeira:
Para operação nas estruturas porta-pallets é mais seguro o pallet cujos apoios sobre as longarinas sejam totais, sem saliência entre elas e