Tipos de Misturas
As misturas são classificadas em homogêneas quando apresentam aspecto uniforme e em heterogêneas quando possuem mais de uma fase.
As soluções químicas usadas em laboratórios são misturas homogêneas
A grande maioria dos materiais encontrados na natureza, em nossa sociedade e em nosso corpo, não são substâncias puras, mas na verdade são misturas de duas ou mais substâncias.
Por exemplo, apesar de nos referirmos na maioria das vezes à água mineral apenas como “água”, na realidade ela não possui apenas a substância pura H2O, porque ela é o resultado de um processo no qual a água da chuva penetra no solo e passa por várias rochas. Assim, como o próprio nome indica, além de água, ela também possui vários minerais dissolvidos. Se você tiver curiosidade e conferir o rótulo de alguma água mineral, verá que ela possui em sua composição química sulfatos de estrôncio, de cálcio, de sódio, de potássio, bicarbonato de sódio, fluoreto de sódio, entre outros.
Mas como é possível diferenciar uma mistura homogênea de uma heterogenea?
Por exemplo: a água mostrada abaixo é uma substância que contém hidrogênio e oxigênio - H2O:
Água: homogênea – não percebemos seus componentes.
Água e óleo: heterogêneas – por mais tentemos misturá-los seus componentes não se misturam.
Misturas: São materiais cujas propriedades físicas não são constantes, mas variam mesmo numa determinada temperatura e pressão.
Assim, basta medir as propriedades físicas, como os pontos de fusão e ebulição e a densidade. Caso se apresentem constantes e bem definidas, trata-se de uma substância pura (no caso da água destilada, em 4ºC, a sua densidade será de 1,0 g/cm3 e, ao nível do mar, os pontos de fusão e ebulição serão de 0ºC e 100ºC, respectivamente).
No entanto, se forem apresentadas variações, trata-se de uma mistura. Se aquecer a mistura de água com sal para verificar o ponto de ebulição, verá que durante a mudança do estado líquido para o gasoso a temperatura não irá