Tipos De Meio De Cultura E Esteriliza O
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR
Tipos de Meio de Cultura e Esterilização
THAUAN DA COSTA MOURA
N° Matrícula: 913110178
Pombal, Abril de 2015
Introdução
Utilizados com frequência em laboratórios, os meios de cultura são conjuntos de substâncias formuladas com a finalidade de fornecer nutrientes para que os microrganismos se multipliquem. O desenvolvimento destes organismos permite, entre outras coisas, a sua identificação e análise.
Esterilização de materiais é a total eliminação da vida microbiológica destes materiais. É diferente de limpeza e diferente de assepsia. Como exemplo, uma tesoura cirúrgica pode ser lavada, e ela estará apenas limpa. Para ser esterilizada é necessário que seja submetida ao calor durante um determinado tempo, destruindo todas as bactérias, seus esporos, vírus e fungos. Existem várias técnicas de esterilização, que apresentam vantagens e desvantagens; contudo, a técnica usada mais regularmente é a autoclavagem. A prática da esterilização visa a incapacidade de reprodução de todos os organismos presentes no material a ser esterilizado, causando a morte microbiana até que a probabilidade de sobrevivência do agente contaminante seja menor que 1:1. 000.000, quando um objeto pode então ser considerado estéril.
Meio de Cultura
Componentes: Entre os principais componentes de um meio de cultura estão as fontes de carbono e energia (como os açúcares), as fontes de nitrogênio, fósforo e sais minerais. Diversos outros componentes podem ser encontrados em um meio especifico para um determinado organismo (meio seletivo) visando satisfazer as condições ideias para determinado teste. Alguns destes componentes visam nutrir e incentivar apenas os micro-organismos que serão objetos de estudo e por tanto devem conter fatores de Crescimento específicos como vitaminas, aminoácidos, e outros mais.
Quanto à consistência: Pode