relatorio meios de cultura
Mostra a maneira de preparar um meio de cultura para favorecer o crescimento microbiano, mostrar algumas técnicas de esterilização de meios de culturas e vidrarias.
Equipamentos Utilizados:
Neste experimento foram utilizados os seguintes materiais: Balança de Precisão; Espátula; Béquer; bastão de vidro; Alça de Drigalski; Meio de cultura (Ágar); Pipetas; Pisseta; Placas de Petri; Jornal; Tampão; Erlenmeyer; Água destilada; Álcool.
Método:
Preparo de Meio de Cultura: Foi calculada a quantidade do reagente necessária para preparar 50 ml de meio de cultura por placa de Petri chegando-se ao resultado de 1,17g de Ágar para cada 50 ml de agua destilada.
O reagente foi transferido para um béquer utilizando-se uma espátula. Na balança de precisão foi pesado o reagente. Zerando antes a balança com o peso do béquer, para posteriormente adicionar o reagente e pesá-los.
O reagente, depois de pesado, foi adicionado à água destilada com uma pisseta.
A solução contendo água e reagente foi agitada com um bastão de vidro até dissolver totalmente.
Depois de dissolvido, o reagente, despejamo-lo em um Erlenmeyer e tampamos com o tampão e cobrimos com o jornal para esterilização na autoclave por 15 minutos.
Coloca-se o Meio de cultura na placa de petri e espalhando bem com uma alça de drigalski para formar uma camada em toda aplaca de petri.
Depois que não for mais utilizar o meio de cultura, tem que esteriliza-lo na autoclave por 30 minutos, para depois poder descarta-lo (para matar todos os microrganismos nele contido).
Esterilização:
A esterilização tem função fundamental para manter sobre controle os microrganismos, e para trabalhar com um microrganismo especifico. Vamos trabalhar com esterilização a calor Podemos trabalhar com dois tipos de calor: calor úmido e calor seco.
Calor Seco: Causa oxidação nas células (quebras de ligações químicas), o equipamento que usamos para esse tipo de esterilização é a Estufa que libera ar seco, este método é